Clique nas imagens para ampliar
DO DANO AO APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO DE MOTORES MONOFÁSICOS
Componentes eletromecânicos, apesar de parecerem componentes técnicos demais são muito comuns no dia a dia do brasileiro. Um exemplo são motores, e saber um pouco mais sobre enrolamento motor monofásico pode ajudar bastante no prolongamento da vida útil desses equipamentos.
Motores monofásicos são instrumentos mecânicos que propiciam o funcionamento de equipamentos domésticos comuns na rotina do brasileiro, como por exemplo: ventiladores; bombas d’agua; secadores de cabelo; impressoras; refrigeradores; etc.
Esse tipo de motor é de baixa potência e recebe esse nome porque funciona a partir de uma única unidade de corrente alternada, sendo formada por apenas um único conjunto de bobinas.
O enrolamento motor monofásico é, geralmente, conectado diretamente a uma fonte de circuito monofásico, que é uma rede que funciona a partir de uma fase elétrica atrelada a um neutro.
O enrolamento motor monofásico é constituído de fios de cobre altamente resistentes e condutores de energia, o qual permite o funcionamento do motor.
Ao longo de sua utilização, e dependendo da carga à qual o enrolamento motor monofásico seja exposto pode ser que problemas comuns relacionados diretamente ao seu bom desempenho apareçam de tempos em tempos.
OS PRINCIPAIS DEFEITOS APRESENTADOS PELO ENROLAMENTO MOTOR MONOFÁSICO
Os tipos mais comuns de problemas relacionados ao enrolamento motor monofásico são:
- queima total do enrolamento motor monofásico;
- sobretensão;
- subtensões (valor de tensão inferior ao valor nominal mínimo de trabalho de um motor);
- sobretenção;
- enrolamento mal conectado.
Esses tipos de problemas são comuns, e são até mesmo esperados. No entanto, geralmente quando ocorrem, leigos pensam que as falhas indicam o fim da vida útil do equipamento o qual o motor coloca em funcionamento, e acabam por condená-los ao desuso.
Mas problemas de desempenho de motores monofásicos causados por danos a seu enrolamento são simples de serem resolvidos. O enrolamento motor monofásico é uma ação simples capaz de salvar os mais diversos tipos de equipamentos que utilizam como base energética esse tipo de motor.
ATENÇÃO COM A REBOBINAÇÃO MOTORES MONOFÁSICOS
Constatado o dano no enrolamento motor monofásico a ação principal a ser tomada é o seu rebobinamento, que consiste na troca total dos fios de cobre originais do motor.
Apesar de simples o reparo no enrolamento motor monofásico é um procedimento técnico e deve ser feito somente por quem entende do assunto, visto que, uma manutenção mal realizada pode ocasionar danos ainda mais graves ao motor e ao equipamento que ele alimenta.
Empresas especialistas em motores como a LEMONSMOTORS, entendem todos os detalhes e necessidades que os mais diversos tipos de motores exigem, trabalhando somente com alto padrão de reparo.
O reparo de motores precisa ser tão eficiente a ponto de propiciarem o aperfeiçoamento de seu desempenho.
Para saber mais sobre Enrolamento motor monofásico
Ligue para 19 3809-0748 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!